A lenda do Mosquito e a Lâmpada agora é livro. Agora é peça!

_____________________________________________________

O poema A lenda do Mosquito e a Lâmpada lançado em 2018 no livro Passeio pelas ruas de mim (e de outros), ao longo dos últimos anos já havia ganhado uma versão em cordel de Yane Cordeiro, e desde 2020 já fazia parte do repertório de contação de histórias do espetáculo ESTRIPULIA da CIA teatral Criando Arte de Varjota CE.

Em 2022, o projeto de publicação em livro infantil foi aprovado pelo edital Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, onde foi publicado em dezembro pela recém criada edições CriAr, editora vinculada à Casa CriAr em Varjota, e lançado recentemente em fevereiro de 2023, juntamente com a estreia do espetáculo teatral, montado a partir de todas essas interrelações do trabalho já experimentado em outras frentes.

Sobre o livro:

A lenda do Mosquito e a Lâmpada, de Yane Cordeiro, escrita a partir do Poema de mesmo título de Mailson Furtado, publicado no livro Passeio Pelas Ruas de Mim (e de outros) em 2018, apresenta e provoca de forma lúdica em versos de cordel, uma explicação para um fato cotidiano: a ronda dos mosquitos às lâmpadas acesas. Como plano de fundo em um lugarejo, pessoas e bichos são surpreendidos com a colocação de postes de iluminação pública. Para os mosquitos, depois de muita inquietação, a lâmpada é entendida como uma estrela particular pela qual se apaixonam e a namoram diariamente até os dias atuais. Com ilustrações de Iná Moura, a obra ganha o formato livro e brinca com o imaginário e a poética infantil para apresentar aspectos da evolução das cidades e a urbanização do sertão. O texto conta ainda com uma música composta por Mailson Furtado, e desde 2020, faz parte do repertório de contações do espetáculo Estripulia da Cia Criando Arte de Varjota CE.

FICHA TÉCNICA

28 páginas
23cmX20cm
Texto: Yane Cordeiro (a partir do poema de Mailson Furtado)
Ilustrações: Iná Moura
Projeto Gráfico e Editorial: Mailson Furtado
Editora: Edições CriAr – Varjota CE
Revisão ortográfica e poética: João Rodrigues
Impressão e acabamento: Expressão Gráfica e Editora

Sobre o espetáculo:

Num lugarejo há certo tempo um fato marca a curiosidade de todos os animais dali – o fincar de um enorme “tronco” de concreto chão adentro por homens da cidade, sem qualquer motivo aparente. Um grande burburinho acontece com várias suposições, até que certo dia uma lâmpada, ou uma estrela!, é posta ao alto, e traz o porquê daquilo tudo. Os mosquitos entusiasmados iniciam uma celebração de eterno amor ao astro artificial, seguindo até hoje tal romaria.

Este é um trabalho alicerçado a partir da obra poética de Yane Cordeiro e Mailson Furtado, entrelaçado a teatralidades e musicalidades, que trazem além do lúdico o debate ao encontro dos sertões de suas dualidades: o moderno e o ancestral, o urbano e o rural, a tecnologia e a artesania, que não se afrontam, mas somam em suas particularidades.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo: A lenda do Mosquito e a Lâmpada
Grupo: CIA teatral Criando Arte
Roteiro: Mailson Furtado
Figurinos: Maycon William
Gênero: Infantil (Indicação de Público: 5 a 10 anos)
Duração: 30 minutos
Formato: Presencial e Virtual
Contrarregra e técnico de som/luz: Isaias Pereira
Elenco: Maycon William, Mara Alves, Mailson Furtado e Yane Cordeiro

O espetáculo já segue em circulação por escolas e centros culturais ao longo dos próximos meses e o livro em lançamentos, já podendo ser adquirido aqui na lojinha em formatos físico e eletrônico com envio para todo o Brasil.

Deixe Um Comentário

Nenhum produto no carrinho.

X