Oficina-Vivência de Criação Poética

“Poeta é aquele tira de onde não tem pra colocar onde não cabe”, assim disse o poeta-cantador paraibano Pinto do Monteiro ao traduzir o ofício de poeta, onde certamente cabem outras infinitas definições. O que é poesia? Pra que poesia? O que a poesia esconde? O que na poesia deve haver? São algumas provocações que esta oficina de criação poética traz para o refletir, experimentar e vivenciar a poesia nos diversos aspectos (inclusive como expressão das/nas palavras).

_
Essa vivência de criação poética, propõe práticas de escrita, com foco no verso, a partir de experimentações e leituras que se hibridizam com outras possibilidades de texto e linguagens artísticas: visões de teatro, artes visuais, musicais e literárias, que apresenta tantos caminhos ao fazer poético, inclusive sobre caminhos da produção do livro, como produto artístico e sua relação direta com o processo da escrita, visando a quebra de amarras sobre o processo de criação artística do verso.

___
Temas abordados ao longo da Vivência:
– FUNDAMENTOS DA POESIA: a poesia antes e com a palavra
– POESIA E IMAGEM
– POESIA E SOM
– POESIA E FORMA
– INTERSEÇÕES DE ECOS: outra voz poética
– UMA TEIA: poesia e outras artes
– HISTÓRIA DA POESIA: do sempre ao hoje
– POESIA E O LEITOR

Modalidade: Presencial ou Virtual
Propostas de Carga horária:
– 8h/aula – Divididas em 2 encontros de 4h ou 4 encontros de 2h
– 20h/aula – Divididas em 5 encontros de 4h ou 10 encontros de 2h
– 40h/aula – Divididas em 10 encontros de 4h ou 20 encontros de 2h

 

Oficina SESC Fortaleza/Dezembro de 2019
Vivência de Criação Poética | SESC CE - Set|Nov 2021
000
Oficina de Criação Poética | Casa de Arte CriAr - Varjtoa CE

Curso O LIVRO – Da ideia ao leitor

Como uma ideia se transforma em livro? Como e quais as possibilidades de publicar? Como o livro pode chegar da forma mais ampla ao maior número de leitores? São algumas questões que neste curso, em três módulos, Mailson Furtado abordará, através de suas vivências como autor e editor independente: o caminho do livro desde a concepção de sua ideia, dos meios e formas de publicação até as possibilidades de divulgação para a chegada de forma espontânea ao público leitor, apresentando as diversas formas neste campo híbrido de presença e virtualmente que vivemos na contemporaneidade.

_
MODALIDADES PRESENCIAL OU VIRTUAL

Público-Alvo: pessoas já adeptas à literatura. Idade mínima – 14 anos
Máximo de 20 alunos/turma
Carga horária 12h/aula

MÓDULO 1 – DO(A) ESCRITOR(A) e da ESCRITA
Neste primeiro módulo debater-se-á questões voltadas à descoberta do/a escritor/a para a sua prática da escrita, provocando-o/a para entender-se dentro do próprio processo (de carreira de autor/a ou de um projeto específico). A partir disso, o processo da escrita: ideias, temas, pesquisas, leituras e experimentações artísticas para que o projeto se alicerce.

MÓDULO 2 – DA PUBLICAÇÃO
Neste módulo, serão debatidas as diversas possibilidades de publicação presentes no mercado do livro com seus prós e contras: grandes e médias editoras, edições sob custeio, edições interdependentes, autopublicações; e mecanismos para chegar até elas, como agentes literários, financiamento coletivo, entre outras questões.

MÓDULO 3 – DA DIVULGAÇÃO
Este módulo apresentará as possibilidades de divulgação do livro para que chegue ao maior número de leitores/as: venda, distribuição, participação em eventos, concursos e prêmios literários, editais institucionais, até o engajamento social do/a autor/a presencial e virtualmente (imprensa, universidades, instituições, escritores/as, curadores/as), e apresentação de outras possibilidades de alcance do livro, como releitura em outras perspectivas artísticas como o audiovisual até a tradução e publicação no exterior.

Nenhum produto no carrinho.

X